domingo, 28 de agosto de 2011

Grupo de Jovem 28/08/2011

Vocação Simplificada

Como em Agosto, é dado como mês Vocacional, resolvemos falar um pouquinho sobre isto... Leandro Scarparo, conduziu-nos a um bate papo sobre vocação. Mas não é falar especialmente, ou somente sobre: Matrimônio ou Sacerdócio, mas também falar da nossa vida em favor de outros e da igreja.

Vocação significa chamado, ou aptidão, é aquilo ao qual somos convocados pela vida. Quantas e tantas vezes nos fechamos e deixamos de expor, aquilo que sabemos fazer de melhor...
Talvez a falta de isentivo e apoio, conduza-nos para um vivência egocêntrica, onde o que importa é somente atender a nossa vontade.
Mas ao abrirmos as realidades da nossa volta, nos deparamos com situações onde podemos experimentar, o uso de nossas habilidades. Como é bom poder ajudar através de um conselho, de um apoio para um vizinho, no canto da igreja ou liturgia, e até uma carona a um conhecido.


Tudo o que sabemos fazer, pode ser usado para o bem. Melhor ainda quando temos a vocação para aquilo. Claro que devemos tomar cuidado pois, ao queremos realizar tarefas ao qual não temos aptidão, corremos o risco, assim como se calça o sapato de outra pessoa, de não nos sentimos bem e até nos incomodar.

Por isto, o convite que Deus nos faz no dia de hoje é de, descobrirmos as nossas aptidões e colocarmos a serviço de Deus, de uma forma simples.

domingo, 21 de agosto de 2011

Tríduo de Batalha Espiritual - 3º Enc. "Deus nos chama para a batalha"


"Jabes invocou o Deus de Israel: Se vós me abençoardes, alargando meus limites, se vossa mão estiver comigo para me preservar da desgraça e me poupar da aflição!... E Deus lhe concedeu o que tinha pedido." (Crônicas 4, 10)


Em nosso último encontro, contamos com a presença de Pablo Biaca de Umuarama. Nosso irmão nos falou, da importância das bênçãos de Deus sobre nossas vidas. Atender o chamado de Deus, é um desafio constante, que as vezes nem percebemos. Enquanto deparamos com barreiras diárias, o Senhor nos concede o Espírito Santo para nos impulsionar. Além do Espírito, toda graça como: emprego, família, conversão, cura física ou psicológica etc, são presentes dados à nós. Mas o que tem haver graça com batalha espiritual?
Toda batalha espiritual sempre resultará numa graça. São duas coisas inseparáveis! Se "um irmão cria laços com boas amizades, procura orar, rezar um terço pedindo sua própria conversão" no que isto resultará? Resultará é claro, numa graça futura, através de uma batalha que talvez ele nem perceba, mas esta vivendo.
Por isso, vamos fazer assim como Jabes, invocar e pedir ao nosso Deus que alargue nossos limites, afim de que possamos batalhar e caminhar no caminho para o céu a cada dia!!!

domingo, 14 de agosto de 2011

Tríduo de Batalha Espiritual - 2º Enc. "Armadura do Cristão"

"Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares." (Efésio 6, 10-12)Em nosso 2º encontro, contamos com a presença de Junior de Umuarama e Marcelo.
Ele nos falou da Armadura do Cristão... de como possamos nos preparar para as batalhas diárias.
Assim como diz em Efésios, precisamos nos fortalecer em Deus, pois o Senhor nos fornece tudo aquilo que precisamos: Verdade; Justiça; Amor; Fé; Salvação; Espírito Santo; Palavra de Deus etc...
Como Deus é fonte de misericórdia, seu sangue derramado em Cristo na cruz, nos abriu um leque de esperança...
Mas ai também chegamos num ponto decisivo de Fé: para quê e porque precisamos buscar tudo isto? Não é um exagero religioso falar de batalha sendo que, nossas vidas parecem ser normais?
Não... pois o problema é que estamos acostumados com nosso "mundinho de vivência diária", onde o Diabo (tentador) nos induz à acreditar que tudo "é assim porque é assim mesmo" (Pecado)...
Nós esquecemos de Deus, de seus mandamento, pois ao invés de revestimos com as "coisas do céu", nos revestimos de "pecado", de "falta de fé".
Por isto irmãos, só conseguiremos ter uma visão espiritual ampliada, a partir de nossa entrega e da busca das coisas do Senhor.
Vamos tomar posse, como Cristãos, de nossa "Armadura", para que possamos resistir nos dias maus.

domingo, 7 de agosto de 2011

Tríduo de Batalha Espiritual - 1º Enc. "Origem do Mal"

"Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos." (Apocalipse 12, 7-9)
Começamos nosso 1º encontro, do Tríduo de Batalha Espiritual. Neste, foi partilhado o início de tudo, juntamente com a Origem do Mal. As vezes, estamos rotinados com nossa Fé e Religião, mas as vezes, não paramos para pensar, contra quem nós rezamos e porque batalhar...você já pensou nisto?
Uma coisa é olharmos o Demônio, a partir de experiências cinematográficas, onde suas características são: feia, má e nos assusta. Outra coisa é, sabermos que ele também é uma criação de nosso Deus, mas que infelizmente, se rebeliou e foi derrotado/condenado, pois como Anjo Perfeito, sua decisão foi pelo Mal e não muda.
Deus enviou ele e seus anjos aqui para terra... "i, o demônio esta aqui na terra com seus anjos?" Mas isto não significa que temos que temer, ou que possamos ver coisas do além.
Os anjos são seres espirituais, não podem interferir em nosso corpo, alma ou aparecer fisicamente, ainda mais porque já fomos libertos por Jesus Cristo na Cruz. Claro que existem seitas ou pessoas que se consagram a ele... dai já é outra história.
Mas o objetivo principal de Satanás, é o fato dele querer atingir a Deus...mas como ele faz isto? Nós somos seres imperfeitos, amados por Deus, se o Tentador nos induz ao pecado, isto afasta-nos do Senhor... está foi a melhor forma que ele encontrou de atingir nosso Deus. Por isto o Demônio faz de tudo para nos tentar ao pecado, ao erro, mostrar que existe reencarnação através do Espiritismo e nos mostrar outros deuses através de outras religiões. Uma coisa que ele não faz mesmo é, nos mostrar as coisas ruins de uma forma ruim. Ele nos induz, através de situações, pessoas que estão em pecado, inclusive amigos e parentes...tudo isto para nos usar e nos afastar do Amor de Deus.
Irmãos, que possamos a cada dia batalhar, seja através da oração pessoal, terço, jejum, eucaristia, para que possamos estar cheios da presença do Amor e Espírito Santo de Deus contra este mal.

È