domingo, 20 de novembro de 2011

Projeto Amigos de Deus - Confissão

"Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos." (João 20, 23)

Estamos começando, um projeto muito especial em nosso grupo de oração jovem, o Amigos de Deus. Nele aprenderemos algumas práticas espirituais para nosso crescimento, voltadas principalmente para quem serve ou deseja servir ao grupo da RCC.
Danyela Dantas, deu início ao 1º tema: Reconciliação(Confissão). A Confissão é um sacramento da Igreja Católica, instituído para todo Cristão batizado como fonte de Reconciliação com Deus e a Igreja. Todos nós somos pecadores de nascença, por causa do pecado original em que herdamos. Diante de nosso mundo, somos tentados pelo diabo em várias situações, dai, se cairmos, somos levados a este pecado. No entanto, isto nós já sabemos...mas porque precisamos confessar esses pecados a um Sacerdote?
Bom, "... o salário do pecado é a morte..."(Romanos 6, 23), que não só mata a carne, mas também o espírito e a nossa obediência em Deus. Por isto, vamos nos afastando cada vez mais, do amor e de sua graça. Mas como o Senhor também é misericordioso e cheio de compaixão, nos deu através da igreja este sacramento, para que possamos caminhar novamente na Graça. Quem representa a pessoa de Cristo é o Sacerdote, ele tem o poder, instituído pela igreja de, absolver em nome do Senhor qualquer pecado, venial ou mortal. A confissão é pedida pela igreja que aconteça no mínimo, um vez ao ano... para nós da RCC, uma vez ao mês. Mas não importar o que fizemos ou deixamos de fazer, Deus não nos acusa e não "nos apedreja", Ele nos ama e deseja sempre uma Reconciliação com seus filhos em qualquer tempo. Por isto, vamos fazer um bom Exame de Consciência, e analisar nossa vida com os 10 mandamento e os 7 pecados capitais, para fazer um boa confissão. Reconciliemos com o Senhor!

domingo, 13 de novembro de 2011

Sentinelas da Manhã - 5º Tema

Sentinelas da Manhã: um projeto de vida

Com a presença ilustre de Maycon, de Pérola, finalizamos este seminário com o 5º tema: Sentinelas da Manhã, um projeto de vida.
"Deus chama a nós jovens para tornarmo-nos verdadeiras Sentinelas da manhã. No entanto, esse chamado vai além de uma simples nomenclatura, está impresso nesse nome um verdadeiro programa de vida a ser seguido, pautado nos valores do evangelho. Programa esse que precisa ser organizado de acordo com a particularidade de cada um através da elaboração do PVP (Projeto de Vida Pessoal).
Esse PVP nos ajuda a tomar posicionamento diante do chamado que Deus nos faz e das escolhas que somos chamado a fazer em nossa vida. Projeto esse que, mergulhado em Deus, bem elaborado e conduzido, só tende a nos levar a um crescimento em todas as dimensões de nossa vida, formando personalidades cristãs vivas e maduras para um mundo melhor."
(Fonte: Sentinelas da Manhã: Um tempo novo para a juventude, Ano 2010)

domingo, 30 de outubro de 2011

Sentinelas da Manhã - 4º Tema

Parresia, uma valentia missionária

Para o 4º tema: Parresia, uma valentia missionária, nada mais nada menos que nosso irmão Rafael Gama, juntamente com, Jéssica, Paula, Thalita de Umuarama. Ser valente é ser guerreiro. Ser guerreiro é ser também Sentinela.

"Vivemos o ardente apelo da Igreja à missão evangelizadora. Sabemos que os desafios são muitos, e é por isso que os Espírito Santo nos dá uma graça de parresia, para anunciarmos com coragem o evangelho.Temos o grupo de oração como um local privilegiado de missão e vida fraterna, mas como toda a Igreja, não podemos ficar parados esperando que as pessoas venham até nós.
Portanto, é urgente irmos até elas, levando a boa notícia: Cristo Jesus! Mas com ousadia e criatividade"
(Fonte: Sentinelas da Manhã: Um tempo novo para a juventude, Ano 2010)

domingo, 23 de outubro de 2011

DNJ 2011

Dia Nacional da Juventude
Aconteceu dia 23 de Outubro em Cruzeiro D'Oeste, o DNJ 2011.Com varias atrações, missa, bandas, Ministério Nova Direção, Dj Ed Maria e a cantora Adriana Arydes.
















domingo, 16 de outubro de 2011

Sentinelas da Manhã - 3º Tema

Juventude em ordem de Batalha


Recebemos para falar sobre este 3º tema: Juventude em ordem de Batalha, nosso amigo Junior, juntamente com Marcelo de Umuarama. Batalha esta contra o mal, contra as forças no inimigo de Deus que paira em nós pelo pecado.

"É tempo de militância apostólica. Por isso estão convocados todos os jovens do nosso país para comporem esse exército. E com valentia missionária, realizarem uma verdadeira revolução, na santidade, com ações concretas que implantará uma nova Cultura, uma nova Civilização, no poder e na força do Espírito Santo. Exército unido, bem alinha, organizado para conquistarmos novos territórios"
(Fonte: Sentinelas da Manhã: Um tempo novo para a juventude, Ano 2010)





domingo, 9 de outubro de 2011

Sentinelas da Manhã - 2º Tema

Chamados a ser Sentinelas da Manhã


Tivemos a presença de Elizabete Lima, junto de: Rafael, Junior e Alexandre de Umuarama. Bete falou-nos do 2º tema: Chamados a ser Sentinelas da Manhã


"Nós jovens temos a missão de levar em frente a herança espiritual deixada a nós por joão Paulo II, e assumir a nossa vocação de Sentinelas da Manhã, tomando posse do nosso posto como vigias corajosos, anunciando o bem e denunciando o mal. Sendo instrumentos de transformação da sociedade, inserindo nela, e também colaborando na renovação da Igreja.
Buscando implantar a Cultura de Pentecostes, a única capaz de fecundar a civilização do amor. Tudo isso, através da construção de um projeto de vida pessoal bem definido, segundo os valores do Evangelho."
(Fonte: Sentinelas da Manhã: Um tempo novo para a juventude, Ano 2010)

domingo, 2 de outubro de 2011

Sentinelas da Manhã - 1º Tema

Um tempo novo para a juventude

Foi um grupo maravilhoso, sempre com muito louvor e oração! Paulo Victor falou-no do 1º tema do Seminário Sentinelas da Manhã: Um tempo novo para a juventude.


"Vivemos um tempo novo na Igreja e na RCC. Após um pouco mais de 40 anos de caminhada do Movimento Carismático Católico, sentimos ainda o ruído de um novo sopro impetuoso do Espírito. Isso se confirma tanto no Magistério recente da Igreja como na escuta carismática que vivenciamos. Percebemos claramente se levantar uma nova geração de apóstolos da efusão do Espírito Santo, no Brasil e no mundo, para protagonizar esse novo tempo. Para essa nova missão é dada também uma nova unção.
Cabe ainda dizer que nenhuma geração é melhor do que a outra, mas cada uma deve conscientemente realizar bom o seu papel. É o que esperamos dessa geração nova que surge."
(Fonte: Sentinelas da Manhã: Um tempo novo para a juventude, Ano 2010)

domingo, 25 de setembro de 2011

Grupo de Jovem 25/09/2011

“Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.” (Mateus 7, 24-27)
Palavra de Deus é Rocha. Em mais um grupo de oração, Fernando Devechi nos partilhou sobre a importância de ouvir e por em prática a palavra de Deus. A bíblia nos fornece muitos ensinamentos para diversas dimensões, sejam elas de caráter: político, social e ambiental. Mas isto observando de uma forma geral e tomando ela como um “manual de vida”. Mas ao aprofundarmos, especialmente nos evangelhos, nos deparamos principalmente com as falas de Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele como filho Deus, nos proveu aquilo que ouviu do Pai: mensagens, direcionamentos, mandamentos e chamados.
Em Mateus 7, Ele nos alertou à por em prática suas palavras, fazer acontecer aquilo que Deus pede, afim de sempre caminharmos na graça, caso contrário qualquer problema nos derrubará. Mas isto que Jesus diz é a mais pura verdade! Se boa parte dos Jovens e Adultos fossem menos orgulhosos, fechados e preguiçosos para as coisas de Deus, boa parte dos problemas que acontecem nas famílias e na juventude, seja com bebidas, sexo, drogas e principalmente uma “fé fria” deixariam de existir. Além do que, as palavras de Deus edificam e quem experimenta, observa uma construção de valores sólidos para sua vida.
Voltemo-nos em atenção para a palavra de Deus, que é o caminho, a verdade e a vida!!!

domingo, 18 de setembro de 2011

Grupo de Jovem 18/08/2011

Neste grupo de oração, tivemos a presença especial do nosso Coordenador do Ministério Jovem, Fernando Henrique de Umuarama. Ele veio nos falar sobre um grande chamado: Jovens, discípulos e missionários.
Como um grupo de oração jovem visa o, encontro pessoal com Jesus e a, Cultura de Pentecostes, não há como negar que o desejo de ser discípulo nos acontece.
Mas ao nos tornarmos, verdadeiros discípulos, assumimos automaticamente uma segunda face, assim como numa moeda. Uma face que é inseparável pois, quando experimentamos algo de bom, queremos sempre divulgar. Jovens nós já somos, discípulos... se não somos já estamos no caminho, e missionários testemunhadores das boas coisas de Deus??? Talvez este seja o lado mais crucial da evangelização que Igreja precisa no mundo. Não é querer transformar o anúncio do evangelho numa loucura, mas é levar através de nossas atitudes e nossa opinião, "claro de um jeito jovial", aquilo de bom que como discípulos experimentamos com o Senhor.
Que Deus possa nos envolver com seu Amor, que age e faz e nos leva para a missão!!!

domingo, 11 de setembro de 2011

Noite de Louvor e Adoração - 11/09/2011

"Um tempo novo em Santidade"

"Santificai-vos, e sede santos, porque eu sou o Senhor, vosso Deus. Observai minhas leis e praticai-as. Eu sou o Senhor que vos santifico". (Levítico 20, 7-8)



Com a presença de Padre Sergio, pregador Claudinei e Ministério de Música Novo Som de Cianorte, tivemos um grande grupo de oração.
Em um noite muito especial, recebemos um grande chamado, o da Santidade.



Viver um novo tempo, de desafios e incertezas, mas estando no caminho que nos leva a Santidade de Deus.
Mas este chamado não é só de hoje. Desde o início, Deus criou o homem para as coisas boas, para viver na plenitude em seu caminho. Mas o que encontramos ultimamente, são cristãos esmorecidos, com coração fechado, com sua fé abalada, que a cada dia mais se afasta da igreja. Mas o que fazer para não continuar assim?
Tudo depende de nossa atitude, de nosso sim. Nunca ir deixando para depois, o que se pode fazer no hoje. Dar um salto sobre as barreiras que se levantam. Existem pessoas com até boa índole e atitude, que foram batizadas e tudo mais, mas vive uma fé fria, sem rumo, eu posso dizer que já fui assim.

Nosso chamado de hoje, transformados pelo Espírito Santo é, de sairmos da ignorância na busca de um comportamento mais condizente, assim como verdadeiros cristãos. Nosso exemplo é a vida de Jesus e de Maria. Então nos voltemos e nos amoldemos, assim como eles, neste caminho de Santidade.
"Sedes Santos, porque eu sou Santo" (Levítico 11, 45)

domingo, 4 de setembro de 2011

Grupo de Jovem 04/09/2011

"Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória." (Colossenses 3, 1-4)
"Buscai as coisas do alto", este é nosso grande chamado como Jovens Cristãos. Danyela Dantas, partilhou e testemunhou a importância de buscarmos aquilo que vem de Deus. Se realmente cremos nesse Cristo que foi ressuscitado, que esta vivo no Céu de carne e osso, cremos também nas maravilhas que Ele pode nos proporcionar.

Mas para que possamos experimentar de suas graças, como a nossa vida vem sendo lapidada? Estamos caminhando numa jornada espiritual, que busca o crescimento a cada dia, ou vivemos nos alimentando de ilusões, num mundo egocêntrico e capitalista, que visa somente o sucesso, desejos e prazeres da carne?

Irmãos, não podemos desconsiderar as coisas boas deste mundo, pois também são de Deus, no entanto, não podemos ser guiados somente por aquilo que é material. Nosso chamado é maior, é o de adentramos num caminho de santidade, buscar aquilo que vem do coração de Deus. Uma vida de oração, conduzida pelo Espírito Santo, é o principal canal de graças, onde possamos ouvir e, experimentar daquilo que o Senhor pode nos oferecer.

domingo, 28 de agosto de 2011

Grupo de Jovem 28/08/2011

Vocação Simplificada

Como em Agosto, é dado como mês Vocacional, resolvemos falar um pouquinho sobre isto... Leandro Scarparo, conduziu-nos a um bate papo sobre vocação. Mas não é falar especialmente, ou somente sobre: Matrimônio ou Sacerdócio, mas também falar da nossa vida em favor de outros e da igreja.

Vocação significa chamado, ou aptidão, é aquilo ao qual somos convocados pela vida. Quantas e tantas vezes nos fechamos e deixamos de expor, aquilo que sabemos fazer de melhor...
Talvez a falta de isentivo e apoio, conduza-nos para um vivência egocêntrica, onde o que importa é somente atender a nossa vontade.
Mas ao abrirmos as realidades da nossa volta, nos deparamos com situações onde podemos experimentar, o uso de nossas habilidades. Como é bom poder ajudar através de um conselho, de um apoio para um vizinho, no canto da igreja ou liturgia, e até uma carona a um conhecido.


Tudo o que sabemos fazer, pode ser usado para o bem. Melhor ainda quando temos a vocação para aquilo. Claro que devemos tomar cuidado pois, ao queremos realizar tarefas ao qual não temos aptidão, corremos o risco, assim como se calça o sapato de outra pessoa, de não nos sentimos bem e até nos incomodar.

Por isto, o convite que Deus nos faz no dia de hoje é de, descobrirmos as nossas aptidões e colocarmos a serviço de Deus, de uma forma simples.

domingo, 21 de agosto de 2011

Tríduo de Batalha Espiritual - 3º Enc. "Deus nos chama para a batalha"


"Jabes invocou o Deus de Israel: Se vós me abençoardes, alargando meus limites, se vossa mão estiver comigo para me preservar da desgraça e me poupar da aflição!... E Deus lhe concedeu o que tinha pedido." (Crônicas 4, 10)


Em nosso último encontro, contamos com a presença de Pablo Biaca de Umuarama. Nosso irmão nos falou, da importância das bênçãos de Deus sobre nossas vidas. Atender o chamado de Deus, é um desafio constante, que as vezes nem percebemos. Enquanto deparamos com barreiras diárias, o Senhor nos concede o Espírito Santo para nos impulsionar. Além do Espírito, toda graça como: emprego, família, conversão, cura física ou psicológica etc, são presentes dados à nós. Mas o que tem haver graça com batalha espiritual?
Toda batalha espiritual sempre resultará numa graça. São duas coisas inseparáveis! Se "um irmão cria laços com boas amizades, procura orar, rezar um terço pedindo sua própria conversão" no que isto resultará? Resultará é claro, numa graça futura, através de uma batalha que talvez ele nem perceba, mas esta vivendo.
Por isso, vamos fazer assim como Jabes, invocar e pedir ao nosso Deus que alargue nossos limites, afim de que possamos batalhar e caminhar no caminho para o céu a cada dia!!!

domingo, 14 de agosto de 2011

Tríduo de Batalha Espiritual - 2º Enc. "Armadura do Cristão"

"Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares." (Efésio 6, 10-12)Em nosso 2º encontro, contamos com a presença de Junior de Umuarama e Marcelo.
Ele nos falou da Armadura do Cristão... de como possamos nos preparar para as batalhas diárias.
Assim como diz em Efésios, precisamos nos fortalecer em Deus, pois o Senhor nos fornece tudo aquilo que precisamos: Verdade; Justiça; Amor; Fé; Salvação; Espírito Santo; Palavra de Deus etc...
Como Deus é fonte de misericórdia, seu sangue derramado em Cristo na cruz, nos abriu um leque de esperança...
Mas ai também chegamos num ponto decisivo de Fé: para quê e porque precisamos buscar tudo isto? Não é um exagero religioso falar de batalha sendo que, nossas vidas parecem ser normais?
Não... pois o problema é que estamos acostumados com nosso "mundinho de vivência diária", onde o Diabo (tentador) nos induz à acreditar que tudo "é assim porque é assim mesmo" (Pecado)...
Nós esquecemos de Deus, de seus mandamento, pois ao invés de revestimos com as "coisas do céu", nos revestimos de "pecado", de "falta de fé".
Por isto irmãos, só conseguiremos ter uma visão espiritual ampliada, a partir de nossa entrega e da busca das coisas do Senhor.
Vamos tomar posse, como Cristãos, de nossa "Armadura", para que possamos resistir nos dias maus.

domingo, 7 de agosto de 2011

Tríduo de Batalha Espiritual - 1º Enc. "Origem do Mal"

"Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos." (Apocalipse 12, 7-9)
Começamos nosso 1º encontro, do Tríduo de Batalha Espiritual. Neste, foi partilhado o início de tudo, juntamente com a Origem do Mal. As vezes, estamos rotinados com nossa Fé e Religião, mas as vezes, não paramos para pensar, contra quem nós rezamos e porque batalhar...você já pensou nisto?
Uma coisa é olharmos o Demônio, a partir de experiências cinematográficas, onde suas características são: feia, má e nos assusta. Outra coisa é, sabermos que ele também é uma criação de nosso Deus, mas que infelizmente, se rebeliou e foi derrotado/condenado, pois como Anjo Perfeito, sua decisão foi pelo Mal e não muda.
Deus enviou ele e seus anjos aqui para terra... "i, o demônio esta aqui na terra com seus anjos?" Mas isto não significa que temos que temer, ou que possamos ver coisas do além.
Os anjos são seres espirituais, não podem interferir em nosso corpo, alma ou aparecer fisicamente, ainda mais porque já fomos libertos por Jesus Cristo na Cruz. Claro que existem seitas ou pessoas que se consagram a ele... dai já é outra história.
Mas o objetivo principal de Satanás, é o fato dele querer atingir a Deus...mas como ele faz isto? Nós somos seres imperfeitos, amados por Deus, se o Tentador nos induz ao pecado, isto afasta-nos do Senhor... está foi a melhor forma que ele encontrou de atingir nosso Deus. Por isto o Demônio faz de tudo para nos tentar ao pecado, ao erro, mostrar que existe reencarnação através do Espiritismo e nos mostrar outros deuses através de outras religiões. Uma coisa que ele não faz mesmo é, nos mostrar as coisas ruins de uma forma ruim. Ele nos induz, através de situações, pessoas que estão em pecado, inclusive amigos e parentes...tudo isto para nos usar e nos afastar do Amor de Deus.
Irmãos, que possamos a cada dia batalhar, seja através da oração pessoal, terço, jejum, eucaristia, para que possamos estar cheios da presença do Amor e Espírito Santo de Deus contra este mal.

È